Novo iPhone chega nessa Segunda-Feira

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A próxima geração do iPhone da Apple, que o presidente-executivo da empresa Steve Jobs deve apresentar na segunda-feira, precisará estabelecer novas funções e padrões de conteúdo multimídia para conquistar os consumidores e Wall Street.

O desafio da Apple pode ser as inovações em jogos, uma vez que o iPhone já é um sucesso absoluto e maior fator de crescimento do lucro da empresa. A empreitada se torna mais difícil pelo sucesso inicial do computador tablet iPad, que muitos dizem já ter criado um novo mercado.
A concorrência de uma série de smartphones baseados no sistema operacional Android, do Google, também está crescendo, pressionando a Apple a elevar ainda mais o nível de competitividade.

"O iPhone 4.0 vai mantê-los à frente do jogo. Será tão fácil como no ano passado ficar à frente? Não. Acho que o Android tem feito enormes progressos", disse a analista Carolina Milanesi, da Gartner.

Só no ano passado, a Research in Motion era vista como a maior rival Apple. Enquanto o smartphone Blackberry da companhia canadense continua a ser escolhido por muitas empresas, a Apple deu grandes passos nesse mercado, favorecida por questões de segurança envolvendo o Blackberry.

Mais de 70% das empresas da Fortune 100 implantaram ou testaram o iPhone, de acordo com a Apple.

Mas o principal alvo do iPhone - no momento - continua sendo o consumidor, em um mercado que conta cada vez mais com telefones com o sistema Android de fabricantes como HTC, Motorola e Samsung Electronics.

O novo modelo da Apple será provavelmente mais rápido, com maior capacidade, melhores tela e bateria, e câmera frontal - todos novos atributos favoráveis, mas que não devem gerar impacto no mercado.

"Haverá algumas coisas muito legais no palco com Steve, mas no final do dia, saberemos a funcionalidade geral", disse o analista Brian Marshall, da Broadpoint Amtech.


O novo iPhone será anunciado?
Desde que a próxima geração do iPhone foi revelada, houve especulação de que isto iria fazer a Apple adiantar o anúncio do aparelho, em vez de divulgá-lo no tradicional keynote do Steve Jobs na WWDC. Mas parece que a Apple não se apressou, então espere ver o próximo iPhone ser anunciado oficialmente no dia 7 de junho.
Probabilidade: 100%.
O novo iPhone terá videochat?
Com quase toda certeza sim, dado que o novo iPhone tem uma câmera frontal e o iPhone OS 4 tem um código para chat em vídeo e em grupo. A pergunta de verdade é se o videochat só poderá ser feito via Wi-Fi, algo que foi indicado no SDK do iPhone OS 4 Beta 2. Honestamente, eu não acho que me importaria, dado que isso iria acabar com a rede já sobrecarregada da AT&T, e agora que os planos de dados ficaram menos desvantajosos.
Probabilidade: 90% para videochat apenas via Wi-Fi; 20% para videochat também via 3G
A parte de trás do aparelho vai detectar gestos multitoque?
A maior parte do hardware no iPhone já é conhecida, mas o material usado na parte de trás ainda está sujeito a debate. O material de vidro/plástico/cerâmica na parte lisa de trás foi usado para aumentar a recepção de sinal? Ou ele vai detectar gestos multitoque para controlar melhor as músicas e apps? Não houve muito que sustentasse essa teoria, só pura especulação, então até seria uma boa surpresa, mas eu não apostaria muito nela.
Probabilidade: 20%
O novo iPhone chegará às lojas dos EUA no mesmo dia do anúncio?
O blog Mashable e outros especularam que o próximo iPhone será vendido simultaneamente com o anúncio. Isso com certeza quebraria a tradição: geralmente, a Apple lança seus celulares no fim de junho/começo de julho nos EUA. O iPhone original chegou às lojas em 29 de junho de 2007, o 3G chegou em 11 de julho de 2008, e o 3GS chegou em 19 de junho de 2009. E as últimas ações da AT&T, operadora americana que tem exclusividade na venda do iPhone - bloqueando férias de funcionários este mês e adiantando para 21 de junho a data para troca de aparelho - com certeza indicam um lançamento por volta desse período. Então o lançamento pode ser levemente adiantado, mas não deve rolar de comprar um iPhone semana que vem.
Probabilidade: 10%
Veremos uma nova Apple TV?
Há rumores de que a Apple TV receberá uma renovação em breve: processador e sistema operacional do iPhone 4, streaming de vídeo em 1080p, armazenamento flash de 16GB, US$100 no varejo. Mas! O mesmo boato diz que a Apple TV não fará parte da WWDC - só que eu geralmente prefiro rumores por atacado.
Probabilidade: 30%
Teremos uma iTunes.com, com streaming e sincronização de músicas?
Este é um pouco complicado. Nós sabemos que a Apple quer colocar o iTunes na nuvem desde que eles compraram o Lala, serviço de streaming de música, em dezembro. E como o Lala foi fechado em 31 de maio, e a Apple registrou recentemente a marca iTunes Live, há bons sinais de que a iTunes.com seria anunciada na WWDC. Mas nem tudo depende da Apple, e até abril as negociações com as gravadoras estavam num impasse. Então o que aconteceu desde então? Bem, se as bem-sucedidas negociações de última hora com editoras de livros indicam alguma coisa, é que faz sentido apostar que Jobs conseguiu fechar negócio com as gravadoras também.
Probabilidade: 70%
Veremos um novo MacBook Air?
As evidências de um novo MacBook Air são circunstanciais, mas é o tipo certo de circunstancial. Ele não recebe hardware novo desde junho do ano passado, então já passou da hora de renová-lo, principalmente comparado aos irmãos Pro. Os rumores vêm aparecendo de forma mais regular. Mas o ponto da virada pode ter sido semana passada, quando a Intel finalmente anunciou as versões ULV (voltagem ultrabaixa) dos seus processadores Core i7, voltados para laptops ultrafinos. Faz sentido assumir que o MacBook Air não foi atualizado porque não havia nada para atualizá-lo. Agora que há, a Apple deve fazer isso.
Probabilidade: 80%
Veremos um novo Mac Pro?
A história do Mac Pro é basicamente a mesma do MacBook Air: já passou da hora de renová-lo, boatos vêm surgindo, processadores novos chegando - neste caso o Xeon de seis núcleos. Então a chance de vermos um novo Mac Pro deve ser a mesma que para o MacBook Air.
Probabilidade: 80%
O Safari finalmente vai receber extensões?
O John Gruber, do Daring Fireball, tem um histórico muito, muito bom de prever lançamentos de novos produtos da Apple. E apesar de ele não ter dito explicitamente que a Apple iria apresentar uma API para extensões na WWDC, ele sugeriu fortemente essa possibilidade na semana passada. E isso faz sentido: a falta de extensões no Safari, presentes no Chrome e Firefox, é algo que a Apple quer abordar - e a WWDC seria a hora e lugar ótimos para isso.
Probabilidade: 70%
O Steve Ballmer vai estar lá?
Analistas dizem cada coisa! Tipo o analista da Global Equities Research, Trip Chowdhry, cuja especulação de que o Steve Ballmer poderia aparecer na WWDC foi prontamente desmentida pela Microsoft. Apesar de não ser completamente loucura - afinal, o Bill Gates apareceu na MacWorld em 1997 - isto só vaia acontecer se o Steve Ballmer decidir tomar o palco à força. Bem, tudo é possível!
Probabilidade: 0,001%