Brasileiro inventa impressora de comida

0 comentários

Eu tenho duas grandes paixões: gosto de gadgets e gosto de comer. Mas comida e gadgets dificilmente se misturam - não coma na frente do computador, não coma batata frita e use uma touchscreen, e assim vai. Se alguém conseguisse combinar essas paixões em um só aparelho de gastronomia tecnológica, eu ficaria com água na boca. E foi isso que o campinense Marcelo Coelho fez.
projeto Cornucopia  consiste em três aparelhos - uma impressora 3D de comida, um braço robótico que prepara alimentos, e um mixer turbinado - e foi elaborado e realizado pelo Marcelo e pelo israelense Amit Zoran. Aideia é renovar a forma como fazemos comida - "a maioria das técnicas que usamos já têm mais de quinhentos anos", diz Marcelo ao blog Link - e aumentar a criatividade na cozinha, fornecendo um novo instrumento para bolar novas receitas.
A impressora 3D de comida, chamada de Digital Fabricator, usa cápsulas semelhantes a cartuchos da sua jato de tinta, mas cheios de ingredientes para montar seu almoço. Você escolhe sua receita na touchscreen do aparelho e ele prepara a comida, puxando e moldando cada ingrediente dos cartuchos. Mas esta impressora vai além: ela modela os ingredientes com precisão de até um décimo de milímetro, regula com precisão a temperatura e umidade do alimento, e permanece conectada à internet - coisa que veremos mais até mesmo nas impressoras comuns.
 
O braço mecânico se chama Robotic Chef e consegue cortar comida a laser, injetar temperos com seringas e cozinhar a comida na placa de aquecimento abaixo do alimento - o que me lembra bastante dos robôs cozinheirosque mostramos há algum tempo. Por último, o Virtuoso Mixer tem três anéis giratórios equipados com dispensers cheios de ingredientes para montar pratos como sobremesas.
Eu imagino o Robotic Chef preparando um bife suculento e ao ponto, e a impressora criando um capeletti rechado. De sobremesa, o mixer faria alguns docinhos de chocolate sozinho. Pra mais tarde, eu deixaria a impressora preparando um bolo com camadas de um milímetro cada. Tudo isso é bem possível, mas ainda não sabemos que tipos de comida a Cornucopia faz - é segredo, ela ainda está sendo patenteada.
Além de reinventar a forma como fazemos comida, o Marcelo ainda reinventou a forma de consumir a comida. O projeto artístico DinnerWare consiste em talheres e pratos que emitem luz de cor diferente cada vez que você interage com a comida. Ele explica tudo no vídeo abaixo, e diz ao Link que o DinnerWare "mudou completamente a forma como [os amigos dele] comiam".
Da Cornucopia, sabemos que pelo menos a impressora está sendo patenteada, então deve demorar um pouco até ela chegar às nossas cozinhas. Enquanto ela não vira realidade, para unir comida e tecnologia só me resta comer batata frita com uma mão e usar o smartphone com a outra. [Gizmodo]
Dinnerware: Why Playing with Food Should Be Encouraged from Marcelo Coelho on Vimeo.

O Rebolation do Ídolos

0 comentários




O garoto Rebolation no Idolos 2010 você vai morrer de rir

Vovô Gaga em Poker Old Face

0 comentários

Favela da Rocinha, no Rio, terá internet wi-fi grátis a partir de amanhã

0 comentários

Cerca de 100 mil moradores da favela terão acesso à internet gratuita e sem fio a partir de amanhã. A Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia implantou o sinal do Largo do Boiadeiro, em março desse ano, mas só amanhã o sinal será liberado.