Em 2016, Brasil dirá adeus às lâmpadas incandescentes

0 comentários

Onde você estará em 2016? Talvez vendo seu filho nascer, ou comandando uma empresa gigantesca, ou simplesmente terminando a faculdade. Você também pode virar artista, mendigo, maluco, ou as três coisas de uma vez. Tudo é imprevisível, mas uma coisa nós sabemos: você estará aposentando de vez as lâmpadas incandescentes de sua casa – se você ainda morar no Brasil, ou tiver uma casa para morar e tal.
A medida, publicada no Diário Oficial da União, visa diminuir o consumo de energia pelas clássicas e quentes lâmpadas amarelas. Com o surgimento de opções mais econômicas – e por enquanto mais caras – no mercado, a lâmpada incandescente ainda representa 80% da iluminação das casas brasileiras. Com a substituição total por lâmpadas fluorescentes, a estimativa é que o país economize 10 terawatts por hora até 2030. Viu, vale a pena.
Ainda sobre as amarelinhas, se até 2016 nenhuma solução econômica surja, as lâmpadas incandescentes serão completamente banidas do mercado brasileiro. Prevejo o fim das casas amareladas – toda e qualquer casa do Brasil terá um clima de hospital.

Este vídeo me faz querer tirar um ano de férias

0 comentários




De Tóquio a Nova Iorque, passando por Cuzco e Istambul, este vídeo mostra um dia na vida de boa parte do mundo, filmado com uma Canon 5D2 com lentes EF24mm-F2.8. Tudo que eu quero agora é ir para o aeroporto e voar por aí.

O futuro do Windows não é mais só PCs

0 comentários

A próxima versão do Windows rodará em processadores ARM – o mesmo tipo de chip que está dentro de um porrilhão de smartphones e tablets atuais. Isso significa que o futuro do Windows não é mais apenas PCs.
O que isso significa?
De maneira simplificada, significa que o Windows completo que você ama (ou odeia) e tem no seu PC agora pode rodar nativamente em computadores menores, que usam bem menos energia. Pense em tablets, e outros aparelhos menores, em formatos diferentes. Mas com baterias que duram o dia inteiro, graças a estes chips ARM.
A Microsoft mostrou como este novo Windows, rodando em um chip ARM que você poderia encontrar em um tablet Android pode fazer e acontecer com vídeo em Full HD, rodar o PowerPoint e rodar malabarismos gráficos no Internet Explorer sem problemas. A Microsoft até disse que ele terá suporte completo a DirectX para games. Basicamente, tudo o que você esperaria de um Windows. Porque será um Windows. Mas em muito mais lugares.
O que a Microsoft não mostrou é o visual desse novo Windows quando ele estiver nesses novos tablets e sliders e outros mutantes de PCs. Eles mostraram este Windows novo com a interface do Windows 7. Presume-se (espera-se!) que ele terá uma interface nova, especialmente pelo fato de poder ser usado em aparelhos tão fantasticamente diferentes de um PC, pela primeira vez. Eles também não mostraram nenhum recurso novo que esse Windows terá. Também não deram um nome (ninguém falou de “Windows 8″) ou data esperada de lançamento.
Mas é claro que todos os meus programas do Windows atual vão funcionar neste Windows novo, né?
Então… A Microsoft não falou como ou se isso vai acontecer, mas, por mais que isso não pareça bom, um membro da equipe do Windows disse que “é definitivamente o caso que programas x86 [os que usamos no Windows agora] não rodam em ARM”.
E para fazê-los rodar, a Microsoft não vai usar “virtualização ou algo assim”, já que os chips ARM de baixo poder não são adequados para este tipo de tarefa. Os próprios programas de demonstração da Microsoft, como o Office, foram recompilados para rodar em ARM. O que significa que ou a Microsoft tem alguma carta na manga para fazer os programas atuais x86 rodarem no novo Windows (o que esperamos), ou isso não vai acontecer, e você terá que baixar novas versões dos programas. Isso inclui os drivers que os seus dispositivos precisam para funcionar.
O Windows normal vai acabar?
Não. Ele vai rodar em chips x86 antigos da Intel e AMD. E também vai rodar nestes chips ARM. Só não se sabe ainda como a Microsoft vai fazer para diferenciar as versões, do branding à interface e recursos. A empresa enfatizou bastante que trata-se apenas de uma demonstração técnica por enquanto, apenas para mostrar que eles já têm Windows rodando em chips ARM.
Isso significa que o bacanudo Windows Phone 7 não aparecerá em tablets?
Provavelmente não. A filosofia da Microsoft é: “tela pequena, Windows Phone. Estas telas: Windows 7″. Então o futuro dos tablets (e outros aparelhos com telas pouco maior que de telefones) para a Microsoft é basicamente o Windows. O que também significa que o futuro do Windows não é mais apenas PCs.
O que também significa que, bem, ainda não temos certeza do que tudo isso significa.

Esta sopa está cozinhando...dentro de sua embalagem

0 comentários

Vamos fazer um rápido exercício de associação: O que você pensa quando eu digo “wireless”? Minha resposta, a partir de 20 minutos atrás: uma xícara de sopa cozinhando instantaneamente quando colocada em uma superfície de carregamento sem fio. Enquanto ainda está em sua embalagem.
Com a tecnologia de carregamento sem fio eCoupled, a Fulton Innovations espera remover todos aqueles cabos desagradáveis que surgem da nossa vida com gadgets. Um objetivo nobre! E eles estão se saindo muito bem com seus amigos no Wireless Power Consortium. Para demonstrar, eles estão trazendo a tecnologia de carregamento sem fio direto para a embalagem. É isso mesmo. Coloque o seu lanche em uma bancada eCoupled, selecione a potência “baixa”, “média” ou “alta”…e é isso! Mágico! Eu não cozinharei mais até que isso se torne realidade.
A tecnologia também pode ser usada para obter as informações nutricionais dos produtos apenas colocando a caixa em cima da bancada. Mas voltando às embalagens mágicas que se cozinham automaticamente…

Mockup de iPad 2 com 128GB circulando pela CES 2011

0 comentários

iPad 2, outro rei dos rumores durante a segunda metade do ano passado, até então várias informações foram lançadas sobre ele. Porém a CES está acontecendo e junto ao evento, várias revelações.
Um dos fabricantes do iPad (ainda sem informação de qual fabricante, de alguma peça, creio eu) está apresentando um Mockup do que seria a segunda versão do sucesso de vendas da Apple. Um dos blogueiros do site Engadget que está cobrindo o evento, disse que na parte traseira do Mockuo está escrito o código A1337, e que de acordo com informações, ele também vem com WiFi e 3G, além de 128GB de memória para armazenamento de arquivos.
O material do mockup parece ser alumínio, e o próprio Engadget desconfia que o mockup é apenas uma demonstração hipotética do que viria a ser o iPad 2, nada certeiro, e mais rumores, parece que o iPad 2 continua com a coroa.
Via | Engadget

Toshiba promete TV 3D gigante sem óculos

0 comentários

A Toshiba não está para brincadeira na CES 2011. Depois de anunciar seu tablet, agora a empresa deve lançar uma TV 3D de tela grande que não precisa de óculos.
Os japoneses já têm TVs 3D sem óculos, mas de no máximo 20 polegadas. Agora, a Toshiba pretende lançar televisores de 56 e 65 polegadas.
Críticos dizem que o ângulo para ver 3D sem óculos é muito restrito, mas a Toshiba rebate afirmando que testes foram bastante favoráveis.
Via | Reuters

Novo monitor da Dell com tecnologia multitouch

0 comentários

A Dell lança seu ST2220T, um display LCD de 21,5 polegadas . Este monitor possui uma resolução de 1920 × 1080 Full HD, contraste de 1000:1, contraste dinâmico de 50.000:1, brilho 250cd/m2, tempo de resposta de 8ms GTG e visualização 178/178-degree grande angular chegando a apresentar 16,7 milhões de cores.
O ST2220T da Dell suporta a tecnologia de toque óptico e trabalha com gestos multitouch do Windows 7. Tem VGA, DVI-D, entradas HDMI e 3 portas USB.
O monitor Full HD Dell permite também que o usuário utilize ele em vários ângulos de inclinação diferentes. O ST2220T da Dell está sendo comercializado por cerca de 309,99 dólares.
Via | Dell

Sony lança blu-ray portátil

0 comentários


A Sony anunciou na CES o primeiro leitor de blu-ray portátil, o BDP-SX1000. Ele tem tela de 10 polegadas, parecida com a medida do iPad.
O reprodutor ainda conta com uma entrada USB e conector de alto-falantas.
O aparelho deve começar a ser vendido ainda neste semestre por U$ 300.
Via | CNet

Se eu tivesse uma TV bonita assim, talvez eu nunca nem a ligasse

0 comentários



Parada bem na frente do estande da Sony no Las Vegas Convention Center, tão discreta e elegante que você poderia pensar se tratar apenas de um retângulo de vidro preto, estava a mais bonita TV que eu já vi.
A única pista de que este monolito liso é uma TV é o padrão de testes que aparecia na tela de vez em quando: um grupo de retângulos brancos brilhantes, dando a dica de que atrás daquela superfície espelhada havia uma tela LED. Não havia botões, logos, luzes, portas, conexões ou mesmo alguma área de cor de diferente para denunciar qualquer funcionalidade.

Na verdade só há mesmo duas dicas sobre o que é esta coisa: 1) ela está próxima a um grupo de HDTVs um pouco mais óbvias, mas similarmente focadas no design; e 2) ela está no estande da Sony. Eu vou dar um chute aqui e arriscar que ela também seja uma HDTV da Sony. E vou também rezar para que a Sony produza mesmo esta beleza. Ficaria extremamente tentado a comprar só para deixar de enfeite em casa. Porque eu ficaria com dó de fazer uma TV tão bonita mostrar as porcarias que eu assisto.