Lula: "O Rapaz foi preso e não vi nenhum protesto contra [o cerceamento à] liberdade de expressão"

0 comentários

Em cerimônia hoje em Brasília, o presidente Lula fez questão de se colocar a favor de Julian Assange, o editor-chefe do Wikileaks, procurado pela Interpol e preso depois de revelar telegramas secretos da diplomacia dos EUA. "Ele estava apenas colocando o que ele leu. E se ele leu, porque alguém escreveu, o culpado não é quem divulgou. (...) Wikileaks, minha solidariedade pela divulgação das coisas e meu protesto contra [o cerceamento à] liberdade de expressão."
Sim, vendo o vídeo vê-se que o Lula repetiu algumas que era "contra a liberdade de expressão", mas ele quis dizer, pelo contexto, que é contra quem é contra. Santa dupla negativa, presidente! No próprio Blog do Planalto lê-se a mensagem inteira:
Ô, Stuckinha (Ricardo Stuckert, fotógrafo oficial da Presidência), pode colocar no Blog do Planalto o primeiro protesto, então, contra [o cerceamento à] a liberdade de expressão na internet, para a gente poder protestar, porque o rapaz estava apenas colocando aquilo que ele leu. E se ele leu porque alguém escreveu, o culpado não é quem divulgou, o culpado é quem escreveu. Portanto, em vez de culpar quem divulgou, culpe quem escreveu a bobagem, porque senão não teria o escândalo que tem. Então, Wikileaks, minha solidariedade pela divulgação das coisas e meu protesto contra [o cerceamento à] da liberdade de expressão.
Lula é dos primeiros chefes de Estado que temos notícia que se coloca tão vocalmente a favor dos vazamentos promovidos pelo Wikileaks (Putin, da Rússia, fez coisa parecida, ironizando os EUA). A perseguição pela polícia internacional e consequente prisão de Assange, justificada por um processo de "sexo por surpresa", uma forma de estupro pela legislação sueca, causou revolta a diversos grupos, e chegou ao ponto de diversos hackers (organizados ou não) promoverem ataques a organizações, empresas e pessoas que se colocaram contra o Wikileaks. Concorde ou não com o presidente (a questão está longe de ser simples, e mesmo aqui dentro do blog temos opiniões diversas), pelo menos há algo reconfortante: os sites oficiais do Brasil não devem ser alvo de cyberataques depois dessa.

NETBOOK DO GOOGLE NÃO ACEITA GRITOS

0 comentários

Junto com o Chrome OS, o Google apresentou o netbook CR-48, que vai ser a primeira máquina a usar o sistema operacional recém lançado. Vai servir como o Nexus One para o Android, um abre-alas.
O CR-48, terá tela de 12 polegadas, 3G global, touchpad, dual-band Wi-Fi 802.11n, bateria com duração de 8 horas e webcam.
Chama atenção o fato de a máquina não ter tecla de Caps Lock. Ou seja, para escrever em maiúsculas, será preciso ficar segurando o Shift. Ao invés do Caps, a máquina terá uma tecla de busca. OU SEJA, VAI SER MAIS DIFÍCIL ESCREVER TUDO EM MAIÚSCULAS, ATO MAL VISTO NA ETIQUETA DE RELACIONAMENTOS VIRTUAIS
O fabricante do netbook não foi revelado, nem a data exata do lançamento.

Google não quer Caps Lock em laptops com Chrome OS

0 comentários

"Nós esperamos que isto melhore a qualidade dos comentários em toda a web." -Google sobre a ausência da tecla Caps Lock nos notebooks com Chrome OS
Parece que o Google está dando uma de Steve Jobs no Chrome OS: eles vão eliminar a tecla Caps Lock de todos os notebooks com o sistema operacional. Por quê? Porque eles sabem o que é bom pra gente, e nós, não.
De acordo com o Google, isto vai melhorar a qualidade dos comentários, porque as pessoas não poderão escrever tudo em letras maiúsculas. Eu não sou fã da tecla Caps Lock. Eu nunca uso, então ela pode ir pro raio que o parta, se depender de mim. Mas tirar uma escolha das pessoas não é bom, especialmente porque isto não vai melhorar a qualidade dos comentários.
EM PRIMEIRO LUGAR, AS PESSOAS AINDA PODERIAM ESCREVER O QUANTO QUISESSEM EM LETRAS MAIÚSCULAS. É SÓ SEGURAR A TECLA SHIFT E PRONTO, NÃO PRECISA DE CAP LOCKS!
ou as pessoas iriam escrever tudo sem usar nenhuma letra maiúscula, o que eu acho quase tão irritante quanto escrever tudo em letras maiúsculas. quem sabe o próximo passo seja garantir a capitalização em todos os campos de texto. e será que o google vai proibir a repetição desnecessária de pontos de exclamação e interrogação!!!!!!?????
No fim, melhorar a qualidade dos comentários não depende da tecla Caps Lock. As pessoas que falam alto e insultam na internet vão continuar a fazer isso, com Caps Lock ou sem. O que realmente melhora a qualidade dos comentários é moderação e, principalmente, educação.