Por que o CD convencional tem duração de 74 minutos?

0 comentários

Quando o padrão do Compact Disc Digital Audio surgiu em 1980, um curioso fato surgiu ao seu redor: ele teria duração de 74 minutos. Não 60. Nem mesmo 70 minutos. 74 e fim de papo. E tudo isso por culpa de um único homem surdo.
Culpa de um único homem surdo que criou as mais impressionantes composições musicais já feitas – o cara que me faz ficar todo assustado quando ouço certa música nos meus fones: A Nona Sinfonia em D menor, Op. 125, o gigantesco e maravilhoso último trabalho de Herr Ludwig van Beethoven, nascido em Bonn, na Alemanha.
Mas como assim?
Imagine o cenário. Fim dos anos 70, a era mais sensacional da história do rock. Para completar, a disco music. Estamos em 1979, quando os Rolling Stones gravaram Emotional Rescue, Debby Harry derrubou queixos comHeart of Glass, e Chic fez o mundo inteiro dançar ao som de Good Times. Também foi o ano em que a Philips e a Sony começaram a trabalhar no primeiro padrão de áudio de CD.
A Philips queria um disco de 11,5 centímetros, enquanto a Sony apostava num formato de 10. Ambos eram o suficiente para acomodar os vinis da época, e o modelo da Sony era capaz de armazenar 60 minutos de música em estéreo em 16 bits com frequência de 44,056 Hz.
Mas isso não era o bastante. Quem disse isso foi Norio Ohga. Ohga era um homem furioso com o áudio da época. Ele era um cantor de ópera quando ouviu pela primeira vez um gravador de fitas da Sony e enviou à empresa uma carta criticando a qualidade do som. Recebeu uma oferta de emprego, e sua influência foi tão grande que ele chegou a ser presidente da Sony nos anos 80. Mas naquela época ele apenas supervisionava o projeto e exigiu que o formato do CD fosse capaz de tocar a Nona Sinfonia inteira.
De acordo com a Philips, a “performance mais longa conhecida tem duração de 74 minutos [...] uma gravação em mono feita durante a Bayreuther Festpiele em 1951 e conduzida por Wilhelm Furtwängler.” 60 minutos não aguentaria isso, então ficou decidido que o ideal eram 74 minutos – 12 centímetros.
Pelo menos é isso que algumas pessoas dizem. Outros dizem que foi o famoso maestro austríaco Von Karajan que teria pedido para o formato suportar a Nona Sinfonia inteira. Von Karajan foi fundamental para tornar o formato conhecido entre os audiófilos, e teria colocado essa condição em troca de seu apoio.
No entanto, de acordo com a Wikipédia, o chefe de engenharia da Philips, Kees Immink, disse que a escolha pelos 12 centímetros foi por conta da neutralidade do tamanho. Nem da Sony, nem da Philips. Mas nisso, meus amigos, eu não acredito. Eu prefiro acreditar que foi o alemão maluco e o japonês nervoso que criaram os 74 minutos.

Nintendo diz que 3DS não prejudica olhos

0 comentários

Semana passada, especialistas em visão disseram que telas 3D não são prejudiciais aos olhos de ninguém, quanto menos de crianças pequenas. Agora a Nintendo explica porque disse que o 3DS deve ser usado com cuidado por crianças  menores de 6 anos, e diz que seu produto “não é perigoso”.
Em uma entrevista para o Wall Street Journal, o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, disse o seguinte:
“Nós estamos sendo proativos em informar nosso consumidor, mesmo que isso não seja necessariamente positivo para nossas vendas”, disse Satoru Iwata, presidente da Nintendo, em uma rara entrevista.
Conversando com o WSJ, Iwata não negou que um dos motivos para o aviso eram possíveis processos judiciais no futuro, mas disse que não era o único motivo. O aviso da Nintendo é semelhante ao de outras empresas que vendem TVs 3D, por exemplo, e segundo Iwata, foi baseado na opinião de especialistas que a empresa consultou.
Ou seja: eles sabem que o 3DS não vai fazer nada de mais nos olhos da criançada, mas eles querem evitar lidar com um monte de pais no tribunal, que acham que a miopia do filho é culpa do console portátil, e não dos genes ruins que eles passaram pro filho.

Transfira suas fotos sem fios para o computador

0 comentários

Você proprietário de uma câmera digital da Olympus vai adorar a nova fora de transferir as suas fotografias para o computador sem a necessidade de cabos.
O novo Penpal dongle Bluetooth que conectada a sua câmera Olympus permite a transferência das imagens para um computador com o SO Windows ou smartphone/internet tablet com Android. Não existe a possibilidade até o momento, de uma conexão com o iPad.
A Penpal dongle Bluetooth não tem previsão de lançamento divulgada até o momento.

App tira fotos de quem tenta destravar seu iPhone

0 comentários

Um app bastante interessante para o seu iPhone acaba de ser desenvolvido, trata-se do iGotYa, ele promete dar a você um pouco mais de segurança contra acessos indesejados ao smartphone.
Traduzindo, iGotYa significa algo como “te peguei”, e a idéia é simples, ele tira a foto de todo aquele indivíduo que tentar desbloquear seu iPhone e não conseguir.
Mas se você quer testar o iGotYa, deve ficar ciente de que ele funciona apenas com o iPhone desbloqueado, ou seja, que tenha passado pelo processo de jailbreak e comprar o App por 6 dólares na Cydia (uma loja paralela a App Store) que só funciona com o aparelho desbloqueado.

Kodak Easyshare Max oferece zoom de 30x

0 comentários

Substituindo o modelo Kodak Easyshare Z981, a Kodak resolveu ir além com o novo modelo Z990, com nada menos do que um super zoom de 30x. Além do exagero no zoom, a câmera vem com um sensor de 12 megapixels e lentes Schneider Kreuznach de zoom ótico de 28 840 milímetros e abertura máxima F/2.8 no ângulo mais amplo.
A Câmera ainda conta com detecção de face, estabilizador de imagem óptico, modo de captura de 120fps (com tamanho reduzido para 1megapixel) e captura de vídeo em Full HD. Na parte de trás tem um display LCD de 3 polegadas.
A câmera ainda não tem data de lançamento anunciada, mas já tem preço, cerca de 329,95 dólares.

Nova Câmera JVC 3D

0 comentários


A JVC aproveitou a CES 2011, feira de tecnologia que está acontecendo nos EUA, para realizar alguns lançamentos importantes, um deles é a nova filmadora digital Everio GZ-HM960.
Esta filmadora digital realiza gravação de vídeos no formato HD e também a conversão de filmes em 2D para 3D podendo ser visualizados na tela LCD sem a necessidade de uma televisão ou óculos específicos.
Entr as características da Everio GZ-HM960, estão um sensor de imagem de 10,6 megapixels com retro-iluminado CMOS, uma lente com 10x de zoom óptico, 15x de zoom dinâmico e uma tela LCD 3D de 3,5 polegadas touchscreen LCD com painel de toque.
A JVC HD Everio GZ-HM960 estará disponível em fevereiro por 949,95 dólares.
Via | JVC