Um dia você poderá ser bisbilhotado por um pequeno UAV batedor de asas

0 comentários

Aeronaves robôs – os UAVs – serão um grande assunto no futuro das guerras aéreas, como prova o anúncio donovo UAV britânico. Mas você já pensou no potencial de pequenos UAVs para espionagem? Este inseto robô  pode ser o futuro da vigilância. 
Ele se chama DelFly II, foi feito na Universidade Técnica de Delft, e demonstrou suas proezas aéreas na International Micro Air Vehicle Conference and Flight Competition 2010. O robô só levou um ano para ser projetado e construído e teve que se adequar a várias exigências técnicas e de design para poder participar das competições aéreas – incluindo caber dentro de uma esfera de 30cm de raio.
Surpreendentemente, o robozinho batedor de asas (estritamente, um ornitóptero) de 16 gramas consegue voar a até 15 metros por segundo, suspender-se no lugar como um beija-flor e até voar "de ré", a meio metro por segundo. Segundo a sua equipe, isso significa que ele é o primeiro ornitóptero com tamanha versatilidade de voo sem ajustes", graças à sua configuração aerodinâmica. E ele consegue fazer isso de maneira parcialmente autônoma… enquanto transmite vídeo wireless a partir de uma câmera integrada.
Veja esta demonstração do DelFly II em ação no IMAVC, incluindo a complicada missão interna que envolvia entrar em uma construção, identificar alguns alvos e completar um pouso em segurança no telhado. 
É impressionante, é divertido, mas essa missão interior demonstra uma tendência óbvia do uso desta tecnologia: pequenos aviões espiões. Todos os clichês batidos de ficção científica que mostram pequenas mosquinhas robóticas que na verdade são robôs espiões podem virar realidade. E se isso for combinado com as novas tecnologias de empoleiramento que já mostramos, não fica difícil imaginar pequenos UAVs ornitópteros futuristas voando silenciosamente até uma sala, se escondendo atrás de uma cortina e ouvindo/transmitindo conversas importantes. Isso assumindo que a tecnologia de energia e do motor evoluam também, porque atualmente o DelFly II só consegue 15 minutos de voo e 8 minutos de suspensão aérea. 
FONTE: Gizmodo

Toshiba tenta escapar de sua promoção de TVs gratuitas na Espanha

0 comentários

Desde que eu sou criança, toda Copa do Mundo traz o mesmo tipo de publicidade: se a Espanha vencer, vocêganha uma TV de GRAÇA! Por décadas, ninguém ganhou... Até essa vitória. Agora, a Toshiba está tentando escapar de sua própria promoção.
“Si la Roja gana, tú ganas”, dizia a publicidade com letras garrafais em revistas, jornais e comerciais de televisão.
Se a Roja ganhar, você ganha.
Compre um laptop da Toshiba com o novo processador Intel Core i5 2010 ou uma TV Toshiba e se a Espanha ganhar a final, nós daremos seu dinheiro de volta.
E foi isso. Bem claro e direto ao ponto... a menos que você não tenha lido as letras miúdas, que não estavam disponíveis em nenhuma das peças publicitárias, apenas visível no site da empresa. Lá, as regras diziam que você devia registrar seus produtos antes de 17 de Julho Junho para estar dentro da promoção. Claro, praticamente ninguém fez isso, porque a publicidade não falava nada sobre registrar-se ou qualquer outra necessidade. Era apenas “compre nossos produtos e nós daremos seu dinheiro de volta se a Espanha vencer a Copa”.
Depois dessa, os consumidores da Toshiba e associações de consumidores da Espanha levantaram seus punhos contra a empresa, exigindo o dinheiro de volta exatamente do jeito que a publicidade dizia, sem nenhum tipo de registro. A promoção dizia que o dinheiro voltaria até o dia 2 de Agosto, outra informação que não estava na publicidade, apenas nas letras miúdas do site.
Claro que a Toshiba está dizendo que eles estão certos e que não tinham que avisar ninguém que seria necessário um registro do produto. Para completar, eles deram a entender que os protestos são uma conspiração contra a marca. 
Segundo a Folha, a Facua, uma associação de consumidores, advertiu a Toshiba. Mas o que mais preocupa a entidade são as pequenas empresas que “se aventuraram sem medir suficientemente as consequências” e que dificilmente terão condições de devolver todo o dinheiro. Já no Brasil, um país deveras arriscado para brincar assim, já que ganhamos 5 das 19 Copas, a TomTom deve ter vibrado muito com o fato de não ter de devolver o dinheiro para quem gastou 799 reais no GPS TomTom XL. Aposto que eles aprovaram a campanha do Dunga. [Muy ComputerMuy Computer e Folha]

Para sempre Windows XP

0 comentários



O Windows XP está morto, longa vida ao Windows XP! Quem comprar o Windows 7 Professional ou Ultimate terá a opção de fazer o downgrade de duas gerações, para o Windows XP, até pelo menos 2014, de acordo com a Microsoft e a ZDNet.
Com as informações da Microsoft, a ZDNet fez as contas e concluiu: o downgrade para o Windows XP pode estar disponível até o início de 2015, mas o suporte da Microsoft (com patches de segurança) para o XP SP3 deve acabar em abril de 2014 - e sua empresa não vai se arriscar com um sistema operacional sem suporte, ou vai?
Bem, algo me diz que não vai ter muita gente querendo usar o Windows XP daqui a cinco anos, mas se você sentir falta dos anos 2000, sempre terá a opção de voltar. [Windows Team Blog via ElectronistaZDNet via Lifehacker]

Agora câmeras de vídeo também precisam de uma bolsa cheia de lentes

0 comentários

Esta é a NEX-VG10E Handycam da Sony, a primeira videocâmera HD para consumidores em geral com lentes intercambiáveis. E aquela coisa prateada na parte de cima não é um microfone qualquer: é um MicrofoneEstéreo de Quatro Cápsulas em Arranjo Espacial.
O microfone grava em todas as direções e fica na parte de cima da câmera, que tem um sensor CMOS HD APS de 14,2 megapixels, capaz de filmar em full-HD 1080p em formato AVCHD, e a lente OSS E18-200mm F3.5-6.3 que acompanha a câmera tem zoom (ótico) estabilizado de até 11x. Toda essa tecnologia vem a um alto preço: a VG10E sai por US$1999,99. E você deveria comprar um Memory Stick novo para ela - brincadeira, ela aceita cartão SD também. Leia aqui o release completo. [SonyStyle]

Cientistas dizem: nós temos a prova de que a galinha veio antes do ovo

0 comentários

“Por muito tempo nós suspeitamos que o ovo veio primeiro, mas agora nós temos uma prova científica de que na realidade a galinha veio primeiro”, diz o doutor Colin Freeman, da Universidade de Sheffield. Eis a explicação:
Quando os cientistas da Universidade de Sheffield e de Warwick usaram um supercomputador chamado HECToR para dar uma olhada mais de perto em cascas de ovos, eles descobriram que uma proteína “chamada ovocledidin-17 (OC-17) age como um catalisador para aumentar o desenvolvimento da casca.” Eles perceberam que essa proteína é crucial para a formação de uma casca de ovo. E eles também perceberam que essa proteína é encontrada no ovário de uma galinha. Baseado nisso, os cientistas concluíram que a galinha veio antes do ovo.
Eles só não conseguiram explicar de onde a galinha veio pela primeira vez. [Metro via CBS News]
Foto de Thomas Pix