Ladrão azarado rouba iPhone com aplicativo de monitoramento de GPS rodando

0 comentários


Jordan Sturm provavelmente ficou assustada quando seu iPhone foi roubado repentinamente por um ladrão de bicicleta, do mesmo jeito que eu fiquei quando a mesma coisa aconteceu comigo – a única diferença é que eu não estava usando um app de monitoramento em tempo real por GPS.
Aparentemente, Jordan estava no meio do teste de um produto chamado Alert & Respond – um aplicativo que permite fazer monitoramento em tempo real via iPhone – quando um azarado assaltante decidiu transformá-la em sua vítima. Não demorou muito para ela se recuperar do susto e avisar a companhia do aplicativo para guiar a polícia até a localização exata do bandido. O cidadão foi preso cerca de 10 minutos depois de sua infeliz decisão e encarcerado por suspeita de assalto e posse de propriedade roubada.
Eu nem consigo imaginar quão satisfeita a Jordan ficou ao ver essa prisão e ainda recuperar seu iPhone – principalmente porque o ladrão gordinho de bicicleta que me roubou nunca foi pego. [SF Gate]
A foto acima foi tirada por richardmasoner e não é do ladrão em questão e está sendo usada apenas para fins ilustrativos.

Todo funcionário da Microsoft ganhará um Windows Phone 7

0 comentários

A Microsoft está bem empolgada com o Windows Phone 7, tanto que cada funcionário da empresa receberá um aparelho com o sistema. A Apple e o Google fizeram o mesmo com seus principais smartphones – o que, curiosamente, nos faz reparar que apenas a Palm não deu aparelhos para seus funcionários. Agora, trabalhar na Microsoft e usar um iPhone pode ser um pouco chato.
Eis o que diz um e-mail interno de Andy Lees, vice-presidente sênior da Microsoft  na parte de mobilidade:
Com todo o burburinho, muitos de vocês estão se perguntando quando vocês colocarão as mãos em um aparelho para ficarem mais envolvidos no processo. Então, eu fico feliz em anunciar que um novo aparelho com Windows Phone 7 será entregue para cada funcionário da empresa, assim que o lançarmos em cada um dos mercados mundiais. O processo deve variar dependendo de seu mercado, sua operadora, e sua data de lançamento, então fique ligado para mais informações próximas do lançamento.
Mas, se você for funcionário da Microsoft Brasil, muita calma nessa hora. Provavelmente você já sabe disso, mas vale avisar para todos: não há nenhuma previsão de chegada do Windows Phone 7 no país. 

O 3D já está morrendo?

0 comentários


Desde o grande marco de Avatar, que obteve 71% da receita nos EUA com exibições em 3D, os números dos filmes 3D com grande orçamento despencaram paras menos de 50%.

Obviamente Avatar era um caso único, afinal ele era vendido como uma "experiência" 3D, então se você viu em 2D você estava por fora. Mas então, três meses depois, a animação Como Treinar Seu Dragão conseguiu 68% da receita em exibições em 3D, o que é uma queda bem pequena.
Quatro meses se passaram, e você tem Meu Malvado Favorito, outra animação em 3D para crianças, obtendo apenas 45% da receita nos EUA em salas 3D. E se você vir o gráfico do The Wrap abaixo, vai reparar que esta é uma tendência bem clara.
O que isto quer dizer? Quer dizer que agora as que pessoas tiveram a chance de experimentar o 3D nos cinemas, elas preferem pagar R$20 em uma sessão 2D que pagar R$27 numa sessão 3D, se tiverem a opção.
Isto não é boa notícia para os estúdios de Hollywood, que gastaram uma enxurrada de dinheiro em câmeras e tecnologia 3D, mas é uma notícia muito, muito pior para empresas de eletroeletônicos como a Sony e a Panasonic, que estão apostando em uma quantidade enorme de pessoas querendo mudar de HDTVs compradas dois anos atrás para HDTVs 3D. Mas se Hollywood descobrir que fazer filmes em 3D não é tão lucrativo quanto eles pensavam, eles vão parar de fazê-los. E sem esse conteúdo, ninguém terá motivo para comprar uma TV 3D.
Ruim para eles, mas é uma boa notícia para consumidores que estão votando com suas carteiras. Chega de ingressos com preços inflados, e chega de ter que comprar uma TV com uma função que ninguém queria. Isso não é bom? [The Wrap via Roger Ebert]

Vans sem motoristas farão jornada de 13 mil quilômetros da Itália para a China

0 comentários












Uma equipe de engenheiros italianos está se preparando para um rally tecnológico que deve impressionar até os simples humanos que não trabalham na DARPA: uma jornada de 13.000 quilômetros da Itália para a China, sem ninguém atrás do volante.
O passeio de três meses será o mais longo teste de um carro sem motorista já feito, colocando o carro para atravessar estradinhas complexas em montanhas, o trânsito de Moscou, e aquele tempo bonito da Sibéria antes de atingir as belas estradas de Shanghai, em Outubro.
Claro, quando nós falamos sobre ninguém estar por trás do volante, isso não é 100% verdade. O projeto inclui duas vans elétricas “sem motoristas”, cada uma delas com dois técnicos. Um deles estará sempre no assento do motorista pronto para apertar o botão vermelho do pânico e começar a dirigir manualmente caso os scanners a laser, as câmeras e o software do carro entrem em alguam situação que possa se perigosa.
Cada van irá trabalhar em conjunto com uma van líder e guiada, que irá dirigir à frente e dar sugestões e dicas de que caminho tomar aos veículos sem motorista. Mas a van automática será responsável na hora de lidar com congestionamentos e tomar decisões sobre o ambiente e obstáculos ao seu redor. Apenas uma van sem motorista e um veículo líder operarão por vez; o outro par será puxado por um caminhão. As vans requerem uma recarga de oito horas após algumas horas de estrada, então mesmo viajando a 50 ou 60 quilômetros por hora – o que não é muito rápido, mas também não é uma tartaruga – o percurso será bem longo e demorado.
A caminhada transcontinental é mais um teste de estresse com a tecnologia de carros automáticos do que uma demonstração, e os líderes do projeto admitem que os carros precisarão de uma mãozinha dos humanos. Mas os 100 terabytes de informação coletadas durante a viagem ajudarão a empresa por trás da tecnologia, Visilab, a melhorar os sistemas de inteligência e visão artificial.
A ideia é que, no futuro, 100% da tecnologia de condução sem motorista seja usada para transportar mercadorias através dos continentes autonomamente, ou para reduzir o risco de tropas ao levarem suprimentos em comboios, e outros objetivos que tenham a ver com o pensamento da DARPA quando criou o Urban Challenge anos atrás. Claro, existe um desafio iminente para a equipe: onde exatamente eles encontrarão um ponto para recarregar um carro elétrico de última geração no meio da Sibéria? [NPR]

Rio de Janeiro terá multa por trote cobrada na conta telefônica

0 comentários

Os trotes do Bart são engraçados, mas o fato de 30% das ligações que pedem ambulância no Rio serem falsas não é. Exatamente por isso, foi criada uma lei interessante por lá, que entrou em vigor na segunda-feira: quem passar trote para serviços públicos recebe multa cobrada na própria conta de telefone.
Além das 30% de ligações falsas para o Samu, 15% das chamadas para o 193 dos bombeiros são trotes, assim como 18% das chamadas para a polícia (4 mil pedidos falsos por dia, só no município do Rio). Isso provoca também - como qualquer um que tenha chamado o 190 nos últimos tempos - uma certa demora no atendimento, já que a pessoa do outro lado da linha tem de se certificar que a emergência é verdadeira. Diz o Jornal do Brasil: 
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros já haviam padronizado algumas técnicas para identificar a veracidade da informação que vem do outro lado da linha.
No 190 por exemplo, além de passarem por um período de treinamento onde aprendem a lidar com pessoas que ligam sob forte tensão e a gerenciar crises, os atendentes, que são terceirizados, desenvolvem técnicas para desmascarar um aviso falso.
– Se, aparentemente, alguém se passa por criança, perguntamos a idade, o ano de nascimento e a data. Se for mentira, geralmente a pessoa se enrola – explica o superintendente de comando e controle da PM, coronel Almeida Neto. – Quando identificamos que o trote vem de um orelhão, alongamos a conversa para que dê tempo de uma patrulha chegar ao ponto de origem da ligação.
A lei 5.784/10 é de autoria do deputado Flávio Bolsonaro (PP), que quer educar as pessoas. Por educar, leia-se cobrar todo o dinheiro gasto em operações que acabam sendo ma perda de tempo (como isso vai ser calculado, não sabemos). Bolsonora explicou o projeto à Associação dos Oficiais Militares do Rio de Janeiro: 
“É uma proposta de caráter educativo que busca única e exclusivamente acabar com este hábito, que prejudica o atendimento da polícia e bombeiros e os cofres públicos, já que gasta-se tempo e dinheiro no deslocamento para atender a chamados falsos”, argumentou Bolsonaro.
Segundo o parlamentar, a intenção é educar, e não punir, além de reduzir custos do Estado “A maioria dos trotes são passados por crianças e adolescentes, e muitas vezes os pais não sabem. Quando uma multa chegar pela conta de telefone, os pais vão poder conversar com os filhos e orientá-los. E o dinheiro gasto com esses deslocamentos desnecessários poderá ser investidos em outras áreas”.
Lendo sobre a notícia no Tecnoblog descobri que chamadas para o 911 (o popular número de emergência nos EUA, que aparece em todos os filmes) são redirecionadas para o 190. Por isso que quando pergunto por Axel Foley ninguém sabe dizer onde ele está. Nem quando eu cantarolo a musiquinha.

Suécia terá em breve o primeiro provedor pirata do mundo

0 comentários



Piratpartiet, um partido político que combate os direitos autorais na Suécia, parece ter planos de lançar e financiar um provedor de internet anônimo e sem barreiras para os piratas. E sua ligeira manobra parece bem inteligente:

O provedor aproveitaria o poder do já existente serviço de anonimato de internet chamado Via Europa, assim os consumidores continuariam anônimos. A ideia inicial é que se os usuários do provedor participarem de compartilhamentos de arquivos que irritem a RIAA, a MPAA (ou qualquer outra entendidade disposta a seguir a política do "processe primeiro, inove seu negócio depois") eles não poderão ser rastreados. Então, qualquer ação legal seria devolvida para a Piratpartiet, que teria habilidades e recursos para combater adequadamente cada caso – especialmente porque algumas das taxas pagas ao provedor ajudariam os advogados do partido.

Enquanto o plano parece ótimo no papel, nós teremos de esperar para ver se esses piratas malucos realmente conseguirão fazer acontecer.