Novo Windows para carros fala melhor com o motorista

0 comentários

nissan-leaf-2010-10-19-600

Você pode não perceber, mas a informática já está tomando conta do seu carro. Prova disso é o anúncio da Microsoft nesta terça-feira (19) do seu novo sistema operacional para veículos, o Windows Embedded Automotive 7, que promete trazer interface gráfica mais atrativa e melhorias no sistema de voz integrado.

A empresa, que equipa automóveis com o Windows para fabricantes como a Fiat, está lançando a nova versão do software com o modelo 2011 do elétrico Leaf, da Nissan. Além de melhorias gráficas (com menus e objetos em 3D), o sistema possui o plugin Silverlight (uma espécie de concorrente do Flash, da Adobe, necessário para rodar animações e vídeos na web) e a tecnologia Tellme, que permite transformar textos escritos em fala (pense em um SMS sendo "lido" pela voz do carro) e até mesmo responder ao usuário.

O novo Leaf ainda terá um painel touchscreen com o Windows Embedded Automotive que mostrará o sistema de navegação, assim como a localização da estação de recarregamento de baterias mais próxima, o consumo de eletricidade e o monitoramento da temperatura dentro do carro. Funções mais comuns estão garantidas, como conexão Bluetooth para celulares e acesso a músicas.

Por enquanto, ainda não há previsão de chegada ao Brasil. A nova versão automotiva do Windows suporta até o momento oito línguas: inglês norte-americano, inglês britânico, alemão, espanhol mexicano, espanhol original, francês canadense, francês original e coreano.

Novos MacBook Airs

0 comentários



A última atualização do MacBook Air tinha 2 anos, mas hoje a Apple correu atrás do tempo perdido: o novo MacBook  Air chega em versões de 13,3 e 11,6 polegadas, com construção em peça única de alumínio. E um segredo na parte do armazenamento.
Os novos Airs não terão SSD nem um HD comum. Em vez disso, a Apple colocou neles cartões de SSD, que parecem mais um pente de memória. Por que isso interessa? Ligar o aparelho será praticamente instantâneo. Usando a memória flash, o boot chega perto de zero. As opções de memória serão de 64GB, 128GB e 256GB. Ainda por dentro, processador Intel Core 2 Duo de 1,4GHz ou 1,86GHz  e placa de vídeo Nvidia GeForce 320M. Todas as versões terão 2GB de memória RAM. Na parte de conectividade, ambos têm Wi-Fi no padrão n, duas portas USB e uma porta mini Display Port. A adição que deve agradar muita gente é o slot para cartão SD.
Os notebooks virão com câmera para FaceTime - diferente da câmera iSight -, teclado QWERTY completo e trackpad com multitoque. O modelo de 11" tem resolução de 1366x768 pixels, enquanto o maiorzão tem incríveis 1440x900 - mais do que o modelo de 15" atual da linha MacBook Pro. Na balança, o modelo de 13,3" pesa 1,3 quilo e o menor, 1 quilo. No extremo mais fino, os aparelhos têm míseros 2,7 milímetros de espessura. Anorexia, aí vamos nós.

A bateria também é digna de nota: o modelo de 13,3” promete 7 horas de uso em navegação, e um mês em stand-by. Segundo a Apple, elas aguentarão até 1.000 cargas, e podem ser substituídas, pelo preço de U$129. O modelo de 11,6” aguentará 5 horas em uso intenso, e os mesmos 30 dias em stand-by. Ambos começam a ser vendidos hoje nos EUA (a partir de U$999) e já estão na Apple Store brasileira, mas não temos confirmação de data por aqui.
E o que ficou de fora? Um drive óptico, mas isso todo mundo já esperava. A maior dúvida está no processador. É difícil entender porque a Apple escolheu o já antigo Core 2 Duo em vez de um processador Core i3 ULV. Se ficarmos apenas nas especificações, não é preciso muito esforço para encontrar ultraportáteis tão bons ou melhores que os novos MacBook Airs. Mas as cartas na manga da Apple devem ajudá-la: memória flash, novo sistema operacional e esse design seguem o padrão Apple que costuma dar certo.
Atualização: os modelos já estão à venda na App Store brasileira, com prazo de entrega de 2 a 3 semanas. Os preços variam de R$3.199 (modelo de 11,6" com 64GB de espaço interno e processador Core 2 Duo de 1,4GHz) a R$5.699 (13,3" com 256GB de memória flash e processador Core 2 Duo de 1,86GHz). Confira todos os preços e especificações clicando aqui.


MacBook Air: todas as fotos


  
   
  

Não haverá mais PCs vendidos com Windows XP

0 comentários

A partir de hoje, os fabricantes de PCs não têm mais permissão para vender o Windows XP pré-carregado em netbooks, o último de computador que ainda tinha essa permissão. Isso significa que não existem mais PCs de nenhum tipo saindo de fábrica com o bom e velho XP. Coincidentemente (ou não), hoje marca o aniversário de um ano do lançamento do Windows 7. É... os tempos mudam.