Você pode não perceber, mas a informática já está tomando conta do seu carro. Prova disso é o anúncio da Microsoft nesta terça-feira (19) do seu novo sistema operacional para veículos, o Windows Embedded Automotive 7, que promete trazer interface gráfica mais atrativa e melhorias no sistema de voz integrado.
A empresa, que equipa automóveis com o Windows para fabricantes como a Fiat, está lançando a nova versão do software com o modelo 2011 do elétrico Leaf, da Nissan. Além de melhorias gráficas (com menus e objetos em 3D), o sistema possui o plugin Silverlight (uma espécie de concorrente do Flash, da Adobe, necessário para rodar animações e vídeos na web) e a tecnologia Tellme, que permite transformar textos escritos em fala (pense em um SMS sendo "lido" pela voz do carro) e até mesmo responder ao usuário.
O novo Leaf ainda terá um painel touchscreen com o Windows Embedded Automotive que mostrará o sistema de navegação, assim como a localização da estação de recarregamento de baterias mais próxima, o consumo de eletricidade e o monitoramento da temperatura dentro do carro. Funções mais comuns estão garantidas, como conexão Bluetooth para celulares e acesso a músicas.
Por enquanto, ainda não há previsão de chegada ao Brasil. A nova versão automotiva do Windows suporta até o momento oito línguas: inglês norte-americano, inglês britânico, alemão, espanhol mexicano, espanhol original, francês canadense, francês original e coreano.
Novo Windows para carros fala melhor com o motorista
Novos MacBook Airs
A última atualização do MacBook Air tinha 2 anos, mas hoje a Apple correu atrás do tempo perdido: o novo MacBook Air chega em versões de 13,3 e 11,6 polegadas, com construção em peça única de alumínio. E um segredo na parte do armazenamento.
Os notebooks virão com câmera para FaceTime - diferente da câmera iSight -, teclado QWERTY completo e trackpad com multitoque. O modelo de 11" tem resolução de 1366x768 pixels, enquanto o maiorzão tem incríveis 1440x900 - mais do que o modelo de 15" atual da linha MacBook Pro. Na balança, o modelo de 13,3" pesa 1,3 quilo e o menor, 1 quilo. No extremo mais fino, os aparelhos têm míseros 2,7 milímetros de espessura. Anorexia, aí vamos nós.
A bateria também é digna de nota: o modelo de 13,3” promete 7 horas de uso em navegação, e um mês em stand-by. Segundo a Apple, elas aguentarão até 1.000 cargas, e podem ser substituídas, pelo preço de U$129. O modelo de 11,6” aguentará 5 horas em uso intenso, e os mesmos 30 dias em stand-by. Ambos começam a ser vendidos hoje nos EUA (a partir de U$999) e já estão na Apple Store brasileira, mas não temos confirmação de data por aqui.
Atualização: os modelos já estão à venda na App Store brasileira, com prazo de entrega de 2 a 3 semanas. Os preços variam de R$3.199 (modelo de 11,6" com 64GB de espaço interno e processador Core 2 Duo de 1,4GHz) a R$5.699 (13,3" com 256GB de memória flash e processador Core 2 Duo de 1,86GHz). Confira todos os preços e especificações clicando aqui.
MacBook Air: todas as fotos
Não haverá mais PCs vendidos com Windows XP
A partir de hoje, os fabricantes de PCs não têm mais permissão para vender o Windows XP pré-carregado em netbooks, o último de computador que ainda tinha essa permissão. Isso significa que não existem mais PCs de nenhum tipo saindo de fábrica com o bom e velho XP. Coincidentemente (ou não), hoje marca o aniversário de um ano do lançamento do Windows 7. É... os tempos mudam.
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