Cientistas desenvolvem jeans que armazena energia solar

O que uma calça jeans e uma caneta tem em comum? As duas podem armazenar energia solar. 
A descoberta foi feita por cientistas da Universidade de Cornell, EUA. Eles descobriram que as moléculas usadas em corantes de calças jeans e de tintas de canetas são perfeitas para a fabricação de uma estrutura capaz de tornar as células solares mais baratas, mais flexíveis e mais versáteis.

O processo desenvolvido pela equipe usa moléculas orgânicas usadas como corantes montadas na forma de uma estrutura conhecida como estrutura orgânica covalente (COF, em inglês). Com o auxílio de um catalisador, as moléculas ficam ordenadas de maneira que cargas elétricas possam viajar através do material.

A grande sacada está nas moléculas chamadas ftalocianina, um dos componentes dos corantes industriais que são largamente utilizados em produtos, como calça jeans e tinta para canetas. As ftalocianinas são estruturalmente parecidas com a clorofila, conseguindo absorver o espectro solar. A combinação da ftalocianina com o COF, permite que ela absorva a luz solar e transfiram a energia até uma bateria, por exemplo. O novo processo ainda está em fases de teste, mas representa um modelo que amplia consideravelmente a forma de utilização dos materiais orgânicos em células solares.


Já dá até para imaginar o dia em que será possível colocar o celular na calça jeans e ele sai do bolso já carregado.

0 comentários: (+add yours?)

Enviar um comentário