O projeto Cornucopia consiste em três aparelhos - uma impressora 3D de comida, um braço robótico que prepara alimentos, e um mixer turbinado - e foi elaborado e realizado pelo Marcelo e pelo israelense Amit Zoran. Aideia é renovar a forma como fazemos comida - "a maioria das técnicas que usamos já têm mais de quinhentos anos", diz Marcelo ao blog Link - e aumentar a criatividade na cozinha, fornecendo um novo instrumento para bolar novas receitas.
O braço mecânico se chama Robotic Chef e consegue cortar comida a laser, injetar temperos com seringas e cozinhar a comida na placa de aquecimento abaixo do alimento - o que me lembra bastante dos robôs cozinheirosque mostramos há algum tempo. Por último, o Virtuoso Mixer tem três anéis giratórios equipados com dispensers cheios de ingredientes para montar pratos como sobremesas.
Eu imagino o Robotic Chef preparando um bife suculento e ao ponto, e a impressora criando um capeletti rechado. De sobremesa, o mixer faria alguns docinhos de chocolate sozinho. Pra mais tarde, eu deixaria a impressora preparando um bolo com camadas de um milímetro cada. Tudo isso é bem possível, mas ainda não sabemos que tipos de comida a Cornucopia faz - é segredo, ela ainda está sendo patenteada.
Além de reinventar a forma como fazemos comida, o Marcelo ainda reinventou a forma de consumir a comida. O projeto artístico DinnerWare consiste em talheres e pratos que emitem luz de cor diferente cada vez que você interage com a comida. Ele explica tudo no vídeo abaixo, e diz ao Link que o DinnerWare "mudou completamente a forma como [os amigos dele] comiam".
Da Cornucopia, sabemos que pelo menos a impressora está sendo patenteada, então deve demorar um pouco até ela chegar às nossas cozinhas. Enquanto ela não vira realidade, para unir comida e tecnologia só me resta comer batata frita com uma mão e usar o smartphone com a outra. [Gizmodo]
Dinnerware: Why Playing with Food Should Be Encouraged from Marcelo Coelho on Vimeo.
0 comentários: (+add yours?)
Enviar um comentário