No Oriente Médio FaceTime funciona no iPod touch

Quando o iPhone 4 foi lançado no Oriente Médio - em particular nos Emirados Árabes, Arábia Saudita, Qatar e Egito - descobrimos que as funcionalidades do FaceTime foram desabilitadas. A pergunta que muitos faziam era se tinha a ver com qualquer tipo decensura ou controle por parte dos governos envolvidos. Na verdade parece que, pelo menos dessa vez, o controle governamental não está envolvido.
Não passou muito tempo e foram descobertos - no iPhone e no iPad - dois arquivos “RegionFeatures.txt” e “RegionFeatures_ipad.txt” que listam eventuais restrições, país por país. Porém chegou a confirmação de iRamadah que na última geração do iPod touch, o FaceTime funciona perfeitamente.
Descartando então a censura governativa, que teria impedido a implantação do protocolo também nos leitores multimídia, a hipótese mais provável é também a mais curiosa visto que, independente do dispositivo utilizado, no momento a videochamada é vincolada ao sinal WiFi. Por quais motivos os gestores teriam pedido - e obtido - da Apple a eliminação de uma das funções mais divulgadas do seu telefone? Ainda não temos respostas oficiais, mas podemos arriscar uns palpites. O nó da questão poderia ser o velho temor da saturação de rede.
Hoje com o jailbreak já é possível superar o WiFi e efetuar chamadas no FaceTime através da rede 3G (a experiência é positiva em chamadas mistas WiFi-3G, um pouco menos em 3G-3G); e em um futuro próximo a Apple deverá oficialmente “abrir a torneira”, o que certamente irá contribuir a aumentar ainda mais o tráfego de usuários que consome dados em mobilidade. Pena que as suposições continuarão sendo somente suposições. Seria muito interessante saber as verdadeiras razões vindas do Oriente Médio.

0 comentários: (+add yours?)

Enviar um comentário