Você pode não perceber, mas a informática já está tomando conta do seu carro. Prova disso é o anúncio da Microsoft nesta terça-feira (19) do seu novo sistema operacional para veículos, o Windows Embedded Automotive 7, que promete trazer interface gráfica mais atrativa e melhorias no sistema de voz integrado.
A empresa, que equipa automóveis com o Windows para fabricantes como a Fiat, está lançando a nova versão do software com o modelo 2011 do elétrico Leaf, da Nissan. Além de melhorias gráficas (com menus e objetos em 3D), o sistema possui o plugin Silverlight (uma espécie de concorrente do Flash, da Adobe, necessário para rodar animações e vídeos na web) e a tecnologia Tellme, que permite transformar textos escritos em fala (pense em um SMS sendo "lido" pela voz do carro) e até mesmo responder ao usuário.
O novo Leaf ainda terá um painel touchscreen com o Windows Embedded Automotive que mostrará o sistema de navegação, assim como a localização da estação de recarregamento de baterias mais próxima, o consumo de eletricidade e o monitoramento da temperatura dentro do carro. Funções mais comuns estão garantidas, como conexão Bluetooth para celulares e acesso a músicas.
Por enquanto, ainda não há previsão de chegada ao Brasil. A nova versão automotiva do Windows suporta até o momento oito línguas: inglês norte-americano, inglês britânico, alemão, espanhol mexicano, espanhol original, francês canadense, francês original e coreano.
Novo Windows para carros fala melhor com o motorista
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários: (+add yours?)
Enviar um comentário