Se você quer continuar usando a internet, melhor aprender chinês

0 comentários

De acordo com este infográfico, o chinês – família de línguas do qual o mandarim é a mais conhecida – pode se tornar a língua dominante da internet daqui a cinco anos.

Clique para ampliar
Claro, nem toda e qualquer página estará em mandarim: é mais um lembrete de como a China está mostrando cada vez mais sua força cultural. E que o Google vai precisar melhorar logo a tradução do chinês no Google Tradutor.

Cowon lança MP3 player que parece um smartphone com Android

0 comentários

Está procurando um reprodutor de música MP3 portátil bacana mas está indeciso? Talvez você goste do novo PMP que a Cowon está lançando, o D3 Plenue que lembra muito um smartphone, ainda mais que ele funciona com sistema operacional Android.
O PMP vem com memória de 32GB armazenados dentro de um cartão microSD, o display possui 3,7 polegadas AMOLED com 800 x 480, roda vídeos em HD até 1080p, possui uma saída HDMI, Wi-Fi, Bluetooth e até mesmo um acelerômetro. A versão de Android é a 2.1.
Para ser franco, faltou apenas a opção de realizar e receber chamadas, porque é quase um smartphone.
Via | Engadget

Samsung levará player de Blu-ray 3D "mais fino" à CES 2011

0 comentários


O que define a maioria dos Blu-ray players geralmente não é a espessura, mas se você mora numa casa com teto baixo – ou se sua TV é alta demais – talvez você goste do novo player de Blu-ray 3D da Samsung, ainda sem nome. É bem fino, com seus 23mm de espessura, mas parece meio comprido. Tem algo menor aí não, Samsung?
A empresa aproveitou o anúncio do aparelho para se gabar sobre as vendas de Blu-ray players nos EUA: a Samsung diz estar “comandando” o mercado americano pelo segundo ano consecutivo, com 35% de participação de mercado entre janeiro e novembro.

Câmera gigante de 680kg captura primeira imagem de raio-X de relâmpago

0 comentários

Alguns cientistas loucamente brilhantes usaram uma câmera gigantesca de 680kg para capturar imagens de raio-X de relâmpagos, feitos artificialmente usando cabos e foguetes. Loucura? Talvez, mas o experimento com certeza é lindo.
Os cientistas fizeram isso, e como tinham uma câmera que pode capturar um relâmpago viajando a um sexto da velocidade da luz, eles conseguiram descobrir que há “uma bola brilhante de raios X no início do relâmpago, e quase nenhuma radiação sobra no rastro do relâmpago”. Isto significa que agora entendemos melhor de onde vem a radiação carregada por relâmpagos, e que logo teremos mais imagens insanas que poderemos usar como papel de parede.

Homem pode ser preso por ler e-mail da mulher

0 comentários

O estadunidense Leon Walker achou a senha do e-mail da mulher e o abriu. Ele confirmou suas suspeitas de que sua mulher, que estava no terceiro casamento, continuava vendo o segundo marido.
Walker repassou a informação ao primeiro marido e pai de um filho com a mulher de Walker. O 1º marido pediu a guarda da criança.
Em meio a esse imbróglio todo, Walker pode ir preso por violar a privacidade de sua mulher. A pena pode ser de até cinco anos.
Especialistas acham que esse caso pode estabelecer uma jurisprudência nos EUA para casos similares e consideram o caso difícil de ser julgado.

TV: Google grita 'parem as máquinas'

0 comentários

Depois de uma série de críticas negativas à Google TV, o Google pediu para os fabricantes pararem com o processo de fabricação do produto. Logitech, LG e Toshiba - algumas das empresas envolvidas no projeto - acataram o pedido.
O Google tenta com isso ganhar tempo para melhorar o software do aparelho. Talvez isso exija mudanças no hardware.
Uma exibição da Google TV é aguardada para a Consumer Eletronics Show, que acontece no início de janeiro deste ano nos EUA.
Via | Info

Menor cidade do Brasil pode ser a 1ª do mundo 100% Facebook

0 comentários

Borá, no interior de SP, com menos de mil habitantes, segundo o último Censo, pode ser a primeira cidade do planeta a estar totalmente no Facebook, com um perfil para cada habitante maior de 13 anos.
A ação é parte de uma campanha de marketing das balas Halls. Um grupo de jovens está encarregado de ater de porta em porta pedindo que os moradores se cadastrem no site.
A Halls também pretende fazer outros eventos marketeiros na cidade envolvendo Facebook e internet.
Via | Ip Journal

Rollei vai lançar câmera 3D com dois sensores CMOS

0 comentários

A fabricante alemã de câmeras fotográficas Rollei, anunciou sua nova câmera, a Rollei Power Flex 3D, que como já diz no nome, fotografa em 3D. Até aí, não há nenhuma novidade no mercado, se não fosse por um detalhe, a câmera possui duas lentes.
A câmera compacta é completa, e suas duas lentes permitem que o fotógrafo capture imagens em 3D com apenas um botão. Quando digo que a câmera possui duas lentes não significa que as lentes são sobrepostas uma à outra, e sim que a câmera possui dois sensores CMOS de 5 megapixels distintos, que também gravam em qualidade de 720p. A câmera ainda conta com um display LCD de 2,9 polegadas na parte traseira, permitindo visualização de imagens em 3D sem a necessidade de óculos.
A Rollei Power Flex 3D estará a venda a partir de Janeiro de 2011 por cerca de £ 300 libras

Vendas de notebooks vão ultrapassar desktops pela primeira vez no Brasil

0 comentários

O computador desktop irá morrer – lenta, mas inexorável – há algum tempo: para consumidores médios, a combinação de mobilidade e bom preço que os laptops oferecem se torna cada vez mais atraente. E os números mostram que a previsão estava certa: neste ano, a venda de laptops vai ultrapassar os desktops no país pela primeira vez. Mas essa mudança no mercado de PCs pode ser ruim para a indústria brasileira. Por quê?
Porque as fabricantes brasileiras sofrem para acompanhar a concorrência das estrangeiras. Segundo Ivair Rodrigues, diretor de Estudos de Mercado da IT Data (e responsável pelos dados da Abinee), para montar desktops as fabricantes brasileiras compram peças no Brasil, algumas de fabricantes locais. Só que, para montar notebooks, elas normalmente importam kits, que precisam ser comprados em quantidade maior e pagos à vista.
Como é necessário mais dinheiro para entrar no mercado de notebooks, pequenas fabricantes brasileiras praticamente ficam de fora, e grandes fabricantes nacionais – como a Positivo – ficam numa situação apertada, tendo que reduzir lucros pra concorrer no mercado. No terceiro trimestre, o lucro da Positivo despencou 74,1%.
Segundo a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), em 2010 devem ser vendidos 7,15 milhões de notebooks e 6,85 milhões de computadores de mesa. É a primeira vez que laptops ultrapassam os desktops em vendas: em 2009, foram vendidos 5,15 milhões de laptops e 6,85 milhões de desktops.
O desktop não vai sumir de uma hora para outra. Como bem explica Luiz Mascarenhas, diretor de produtos de consumo da HP, existem certos perfis de usuário que preferem o desktop: quem trabalha com arquitetura, editoração – e claro, PC gamers. Mas à medida que aparelhos móveis ganham espaço no mercado – notebooks, netbooks, smartphones, tablets – aquele gabinete desajeitado no canto da sala tem cada vez menos motivo para existir

LG prepara TV LCD 3D gigantesca, de 72 polegadas, para a feira CES

0 comentários

Quer uma frase com muitas siglas? A LG diz que sua LZ9700 é a maior TV 3D LCD com retroiluminação LED do mundo (ufa!), com 72 polegadas – afaste os móveis da sua casa para ela caber. Te vejo na CES, seu monstro.
A TV ainda tem taxa de atualização de 400Hz e dimming local, além do que sempre vemos nos aparelhos high-end: entradas USB, suporte a DLNA, e os apps que precisaremos ver para saber. Colocar isto na sua sala de estar deve ser como ver Tron numa sessão IMAX, então estamos ansiosos para vê-la na feira CES, na semana que vem.

O que acontece quando roubam o computador de um hacker?

0 comentários

Este é Melvin Guzman. De alguma forma, ele acabou pondo as mãos em um Mac roubado do hacker Zoz, um cara bem capaz em sua função, que diz amar seu computador “tanto quanto seu primeiro filho”. Eis um relato bem-humorado do que aconteceu, com até nudez porcamente censurada.
A história começa no ponto 3:15, então pode pular direto pra lá.
Basicamente, depois que Zoz não encontrou seu Mac em sites de venda online, e sem encontrá-lo se conectando à internet, o que o hacker fez foi esperar. O ladrão conectou o computador à internet dois anos depois. Com os serviços de SSH e VNC funcionando, Zoz conseguiu encontrar e acessar arquivos, fotos, Gmail e histórico da web do ladrão, e descobrir o nome e endereço dele: Melvin Guzman, em uma casa em Las Vegas. Zoz aproveitou pra fazer Guzman passar vergonha na apresentação, expondo as fotos ridículas do cara, os erros de ortografia (ele escreveu errado o próprio nome no perfil do Facebook!) e os hábitos de pesquisa na web (ele gosta das bundudas).

Se você quiser ver os slides da apresentação, pode obtê-los direto do site da DEF CON (link para PDF).

Por que o pôr do sol em Marte é azul?

0 comentários

Este belíssimo vídeo de um pôr do sol marciano foi capturado pela sonda Opportunity. Apesar da maioria dos vídeos codificar as cores de Marte como vermelhas, o pôr do sol brilha na cor azul. Descubra o porquê.
Marte é conhecido por ser o Planeta Vermelho. A ferrugem na poeira da sua superfície dá ao planeta sua aparência avermelhada e marrom. Suas áreas vastas, secas e poeirentas lembram os desertos da Terra, onde o sol vermelho-laranja ilumina a areia amarela. Então, quando pensamos no pôr do sol de Marte, pensamos que ele seja bem avermelhado.
O vídeo, recentemente lançado pela NASA, mostra o exato oposto. O Sol emite um brilho azul e frio quando se põe no céu de Marte. É um erro de percepção, e acontece justamente por causa da famosa poeira vermelha.
Na Terra, as partículas da atmosfera dispersam a luz azul. Quando um raio de luz atinge essas partículas, os comprimentos de onda da cor azul são desviados do caminho e são atirados para fora, de forma aleatória. À medida que saem da atmosfera, esses comprimentos de onda atingem outras partículas no ar, e parte volta para a superfície da Terra. Quem está na superfície olha para o céu, vê a luz que está se espalhando para baixo, e diz que o céu é azul. Enquanto isso, a luz direta do Sol perdeu seu comprimento de onda da cor azul: eles se espalharam pelo céu. Aí sobram apenas os comprimentos de onda com cores mais quentes do espectro de luz – então quando as pessoas olham para o sol, eles dizem que ele é amarelo. Quando chega o pôr do sol, as pessoas olham para o Sol numa atmosfera que filtra mais as cores, então ele parece ficar mais vermelho, amarelo e intenso.
Em Marte, exatamente o oposto acontece. A poeira vermelha na atmosfera dispersa a luz vermelha, então quem estiver em Marte estará vendo um céu vermelho. Enquanto isso, os comprimentos de onda vermelhos são filtrados e retirados da luz vinda do Sol, deixando a luz com cores mais frias do espectro de luz. Então quem vê o Sol vai achar que ele é azul. Sensacional.

Rio de Janeiro ganha salão de tecnologia em feira de moda

0 comentários

Salão tech em feira de moda no Rio de Janeiro.

Criado para apresentar aos lojistas de moda os lançamentos de produtos e serviços que agregam o que há de mais moderno em tecnologia, o Salão Tech do Senac Rio Fashion Business reúne numa área exclusiva de 2 mil m² nada menos que 60 expositores.


É nesse espaço que os expositores e compradores da maior bolsa de negócios da moda, de 10 a 13 de janeiro na Marina da Glória, conhecerão as novas tendências do comércio.

Veja algumas das novidades que serão apresentadas na 17ª edição do evento em 2011.

MFace
Uma das novidades que promete sucesso é o sistema MFace, da empresa Milongas, que oferecerá aos lojistas a possibilidade de rastrear o cliente: é o Big Brother chegando ao comércio. Em segundos, uma câmera registra a imagem do consumidor, que diz seu nome, telefone e e-mail. O sistema fornecerá informações sobre as lojas da rede que mais visitou, por onde ele passou, que compras fez ou deixou de fazer, quanto gastou. Informações preciosas para o comerciante, obtidas num piscar de olhos.

Slim Tile
A tecnologia pode estar, também, a serviço da natureza. A Duo Design Studio acaba de lançar o Slim Tile, azulejo plástico com 3,5 mm de espessura que além de ser um produto sustentável, facilita a vida de quem está fazendo uma reforma em casa. O cliente pode personalizar o ambiente e montar seu próprio painel, escolhendo entre estampas ousadas ou clássicas, nas cores que serão a tendência em 2011.

Manequim Espelho
Se você é do tipo que hesita em comprar um vestido por falta de tempo para experimentar a peça, seus problemas acabaram. O Manequim Espelho, tecnologia inovadora, sem similar nacional ou importado, tem um espelho fixado na cabeça, de forma que a consumidora se vê na vitrine com o vestido desejado. Se a altura for diferente, comandos controlados pela própria cliente adaptam a estatura do manequim. Ou seja: o manequim sobe ou desce para que a consumidora se sinta "dentro" dele.
Estampas projetadas em manequim dispensam a confecção.








Vitrines interativas
Vitrines totalmente estáticas fazem parte do passado. Loja "antenada" usa vitrines interativas, como as adotadas nos Estados Unidos em lojas da Nike. Com temas relacionados a datas comemorativas, a exemplo do Natal e dos dias das Mães ou dos Namorados, a vitrine vira um grande painel de 9 metros de frente no qual os produtos são projetados por trás de imagens que cobrem o espaço por inteiro. Basta o consumidor tocar na vitrine que as imagens (folhas, desenhos geométricos ou o que a imaginação criar) abrem brechas para que o produto apareça, como num misterioso toque de mágica.
Top model virtual
A top model Isabeli Fontani não desfilará no evento. Mas estará em forma de manequim para o lojista que desejar incluí-la em sua vitrine. A inovadora tecnologia E-Models, criada pela empresa paulista Expor Manequins, permite que a modelo seja ‘escaneada’ e sua imagem vira um manequim tridimensional Uma perfeita reprodução de uma modelo na forma de manequim, em diferentes poses e atitudes.

Como o 3D funciona

0 comentários

O 3D parece estar em todo lugar. Filmes, salas de estar. Mesmo a vida real é em 3D! Mas como tudo isso funciona?
A maior parte dos efeitos 3D funciona a partir de um princípio básico: enganar o seu cérebro para que ele possa interpretar uma imagem 2D como se fosse uma imagem com profundidade. A maneira mais simples de fazer isso é com estereoscopia, que é basicamente mostrar uma imagem ligeiramente diferente para cada olho, que o cérebro une formando uma imagem 3D.
3D que requer quatro olhos
A maneira mais fácil de fazer imagens estereoscópicas é com óculos para mudar a sua maneira de ver as coisas – por isso, há uma série de variações nas tecnologias de óculos 3D.

Anáglifo
Uma imagem anáglifa é aquele tipo de 3D clássico e barato, que provavelmente todos conhecem e devem ter lembranças nostálgicas – ou talvez não tão nostálgicas, já que foi lançada recentemente a Playboy da Larissa Riquelme usando esse tipo de 3D: Uma imagem tem duas camadas de cores diferentes, uma para cada olho, com perspectivas ligeiramente diferentes, quando nós olhamos para elas através daqueles óculos ridículos (geralmente com lentes vermelha e azul) isso faz com que cada olho perceba uma camada diferente, que nosso cérebro seja facilmente enganado e pegue o resultado das imagens separadas capturada por cada olho e junte as duas formando uma cena 3D em nossas cabeças.
Óculos polarizado
Óculos 3D polarizados são a escolha moderna do 3D para as multidões – você usou um deles se foi assistir Avatar, TRON: O Legado ou qualquer outro filme recente, de grande orçamento, em 3D. A grande vantagem que eles oferecem em relação ao 3D anáglifo é que tudo ainda aparece em cores. Eles funcionam quase da mesma maneira que os óculos vermelho e azul – dois projetores diferentes jogam imagens na tela com perspectivas ligeiramente diferentes, mas com polarizações diferentes, simultaneamente. O óculos polarizado permite apenas a passagem da imagem polarizada correspondente a cada lente e o cérebro faz o trabalho sujo novamente, combinando duas imagens separadas em uma única imagem 3D. Apesar de ser mais usado em cinemas hoje em dia, pode vir a se tornar popular nas salas de estar nos próximos anos.
Óculos de obturador ativo
Se você tiver comprado uma TV 3D de algum dos principais fabricantes – como Sony, Panasonic, Samsung, etc. – ou tiver jogado um jogo 3D em um PC com o Nvidia 3D Vision Tech – você usou um óculos de obturador ativo. Eles na verdade bloqueiam a visão alternadamente em cada olho, sincronizados com a taxa de atualização da tela. Os óculos rapidamente escurecem cada lente enquanto a tela mostra alternadamente com um uma perspectiva ligeiramente diferente (isso é chamado de sequenciamento por frames alternados). É em sua essência basicamente o mesmo princípio de “mostre coisas diferentes para cada olho” levado a uma conclusão lógica absurda – literalmente bloquear a visão do olho indesejado. Sim, esses óculos complicados geralmente custam mais de U$100 e são mais pesados do que o mais ridículo de todos os óculos ridículos, mas eles são a melhor tecnologia 3D para casa nesse momento, e continuarão a ser pelos próximos anos.
Efeito Pulfrich
efeito Pulfrich é um bug no nosso cérebro onde o movimento lado-a-lado é interpretado como tendo alguma profundidade quando tem um pequeno atraso de sincronização entre seus olhos. Um par de óculos com lentes mais escuras de um lado pode fazer isso acontecer, então quando alguma coisa se move da esquerda para a direita, vai parecer que está se movendo para trás ou para frente – você sabe, em 3D. Ele foi usado no Super Bowl e no seriado Married with Children (Um amor de família), porque os óculos são muito baratos.

ChromaDepth
ChromaDepht é provavelmente a tecnologia mais extravagante envolvendo óculos, usando micro-prismas (e, porque não, vermelho e azul de novo), e o que ele faz de fato é mudar ligeiramente a maneira com que cada olho percebe as cores, então cada um vê uma coisa diferente e BOOM, o 3D acontece. A maior limitação desta técnica é que se você mudar a cor de um objeto, você também mudará como a profundidade é percebida, porque está tudo baseado em cores. (Dê uma olhada no vídeo acima, feito em ChromaDepht, para entender melhor do que estamos falando.)
3D sem óculos

Barreira paralaxe
A barreira paralaxe é uma das maneiras mais populares de conseguir 3D sem óculos. É o que está por trás da magia 3D do Nintendo 3DS, junto com as antigas TVs 3D da Sharp (a Sharp está fazendo as telas 3D do 3DS e também de alguns smartphones) e a parte de trás da câmera 3D da Fuji. Ele na verdade tem um funcionamento que parece bastante com óculos polarizado, ele só muda o local onde a mágica acontece para a frente da TV. Ao invés de usar óculos para filtrar a imagem para cada olho, usa a barreira paralaxe localizada na frente da TV – pense nela como uma cerca muito fina, com furos estrategicamente posicionados para direcionar luzes diferentes para cada olho, e seu cérebro torna esses sinais misturados em uma imagem 3D. A parte ruim? Com uma barreira paralaxe normal, a tela fica permanentemente em 3D e você não tem um ângulo muito amplo de visão. O truque da Sharp para 3D em telas de LCD é um pouco mais extravagante – há uma segunda tela de LCD que cria a barreira paralaxe com uma grade de linhas polarizadas, o que é legal porque você pode ligar e desligar o 3D quando quiser.
Integral Imaging
Integral Imaging é na verdade uma forma de paralaxe. Você tem um montão de micro-imagens que você espiaatravés de um conjunto de lentes convexas esféricas, uma por micro-imagem. Todas as micro-imagens se juntam quando você olha para elas e formam uma imagem 3D.

Outra forma de paralaxe é a paralaxe de movimento contínuo. Aqui, O sistema da HoloVizio que troca pixels por voxels, que podem projetar múltiplos feixes de luz em várias direções simultaneamente.
Mas independente da tecnologia utilizada (ou dos óculos ridículos envolvidos), você acha que o 3D vai pegar aqui no Brasil? Acha que é a tecnologia do futuro ou uma grande farsa? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Veja um trilho eletromagnético lançar um avião a 100 quilômetros por hora.

0 comentários


Para não ficar para trás dos planos da NASA de lançar naves espaciais usando força eletromagnética, a Marinha dos EUA também pretende usar essa tecnologia para lançar jatos de caça partindo de porta-aviões. E eles acabam de testar com sucesso o lançamento de um F/A-18E Super Hornet.
O Sistema de Lançamento Eletromagnético de Aeronaves (EMALS, inglês), pode mover um avião de 45 mil quilos a mais de 100 quilômetros por hora numa pista com 90 metros de espaço. De acordo com a Marinha, o EMALS não é só um método menor e mais eficiente de lançamento de aviões se comparado às turbinas de vapor, ele também economiza 30% de energia no processo. A Marinha diz que eles utilizarão o sistema para lançar todas as aeronaves das transportadoras, incluindo caças de ataque e aviões de vigília de peso leve.




De acordo com o Danger Room, o EMALS será completamente implementado em todas as futuras transportadoras de aeronaves (a próxima implantação prevista de uma nova operadora será a USS Gerald R. Ford, em 2015). Enquanto isso, eles pretendem testar o sistema de lançamento com outras aeronaves, incluindo os aviões C-2 e T-45.

Como um gigantesco hangar de aviões se transformou num gigantesco parque aquático

0 comentários

Do lado esquerdo, um hangar de aviões de U$110 milhões, a maior construção sem suporte da história, localizada a 64 quilômetros de Berlim. Do lado direito, a mesma construção hoje: lar do Tropical Island Resort, um parque aquático colossal com uma floresta tropical indoor. Hein?
O enorme hangar, com 359 metros de comprimento por 209 de largura por 106 de altura, foi criado por Carl von Gablenz, um empreendedor alemão que jurava que aviões movidos à hélio eram o futuro do transporte pesado. Sua companhia, a CargoLifter AG, usou o hangar para guardar um protótipo de avião capaz de carregar 60 toneladas, mas em 2002 a empresa foi à falência e se viu obrigada a vender o hangar para a Tanjong, uma empresa malaia. E a Tanjong não tinha nada a ver com o negócios de aviões.
Em vez disso, eles redesenharam o hangar para seu Tropical Islands Resort, um gigantesco parque temático fechado. Eles soldaram a porta de metal de 600 toneladas, trocaram sua película de metal por 16,7 mil metros quadrados de filme translúcido e fizeram tudo mais que era preciso para criar um paraíso totalmente imersivo e completamente falso: 182 metros de praia num falso litoral, 50 mil árvores de 600 espécies que compõem a maior floresta tropical indoor do mundo e, claro, um tobogã aquático de nove andares que manda os mais malucos numa piscina de 2.500 metros quadrados a 20 quilômetros por hora. Eita. Acho que eu me sentiria mais satisfeito nos aviões.

Ligue para seus amigos usando o nariz com este app de iPhone

0 comentários

Taí uma boa razão para usar suas narinas de forma diferente: o aplicativo NoseDial, que custa U$1, redesenha seus contatos para você poder ligar para eles com o nariz, especialmente num dia de muito, mas muito frio. Nunca mais tire suas luvas durante a neve. Se ele não parece útil nem num lugar realmente frio, imagine no Brasil. Mas veja bem, ele não é obrigatoriamente sazonal: pode ser uma boa opção para os usuários de iPhones sem membros.

No natal de 2001, câmera de 2 megapixels era presente mais comprado no MercadoLivre

0 comentários

“Mundo louco esse da tecnologia, não é, filho? Um dia você me faz gastar uma fortuna para comprar uma câmera horrorosa e fica felizão, no outro você reclama que seu celular tem uma câmera ruim, que é melhor e menor que aquela!” Você já deve ter presenciado esse diálogo. Eu, não. Mas ainda assim, é interessante ver a lista de coisas mais compradas no MercadoLivre na última década, ano a ano, e imaginar conversas assim. Direto do túnel do tempo, Bob Esponjas, PlayStations e mais.
O pessoal do ML soltou essa lista ontem juntando itens mais comprados e buscados durante o período de natal ano a ano, e é bem curiosa para avaliar os hábitos brasileiros – na América Latina são 50 milhões de usuários.
A Powershot em questão, sucesso em 2001, tinha 2.1 MP e provavelmente chegava aqui por vias alternativas para garantir o preço baixo. É uma ótima câmera, ou era. Parece uma velharia absurda, não mais que o desejo de 2000, um discman (para os mais jovens: um bizarro artefato que tocava discos gravados a laser, em que você tinha que ouvir as músicas na ordem. Louco). Cinco anos depois, o pen-drive-que-toca-música semi descartável substituiu os discos. Confira a lista:
Não ligue para as legendas: o PS2 foi sucesso no ML em 2006, mas o videogame não era exatamente novidade no mundo, já que o lançamento do PS3 já estava próximo (foi no ano seguinte). A única coisa da lista que eu imagino que não ficará ou ficou obsoleta (incluindo o Bob Esponja) é o Nokia 1100, o famoso celular-lanterninha resistente a qualquer coisa. O GPS, sucesso de 2009, faz cada vez menos sentido, na minha opinião.