O 3D parece estar em todo lugar. Filmes, salas de estar. Mesmo a vida real é em 3D! Mas como tudo isso funciona?
A maior parte dos efeitos 3D funciona a partir de um princípio básico: enganar o seu cérebro para que ele possa interpretar uma imagem 2D como se fosse uma imagem com profundidade. A maneira mais simples de fazer isso é com estereoscopia, que é basicamente mostrar uma imagem ligeiramente diferente para cada olho, que o cérebro une formando uma imagem 3D.
3D que requer quatro olhos
A maneira mais fácil de fazer imagens estereoscópicas é com óculos para mudar a sua maneira de ver as coisas – por isso, há uma série de variações nas tecnologias de óculos 3D.
Anáglifo
Uma imagem anáglifa é aquele tipo de 3D clássico e barato, que provavelmente todos conhecem e devem ter lembranças nostálgicas – ou talvez não tão nostálgicas, já que foi lançada recentemente a Playboy da Larissa Riquelme usando esse tipo de 3D: Uma imagem tem duas camadas de cores diferentes, uma para cada olho, com perspectivas ligeiramente diferentes, quando nós olhamos para elas através daqueles óculos ridículos (geralmente com lentes vermelha e azul) isso faz com que cada olho perceba uma camada diferente, que nosso cérebro seja facilmente enganado e pegue o resultado das imagens separadas capturada por cada olho e junte as duas formando uma cena 3D em nossas cabeças.
Óculos polarizado
Óculos 3D polarizados são a escolha moderna do 3D para as multidões – você usou um deles se foi assistir Avatar, TRON: O Legado ou qualquer outro filme recente, de grande orçamento, em 3D. A grande vantagem que eles oferecem em relação ao 3D anáglifo é que tudo ainda aparece em cores. Eles funcionam quase da mesma maneira que os óculos vermelho e azul – dois projetores diferentes jogam imagens na tela com perspectivas ligeiramente diferentes, mas com polarizações diferentes, simultaneamente. O óculos polarizado permite apenas a passagem da imagem polarizada correspondente a cada lente e o cérebro faz o trabalho sujo novamente, combinando duas imagens separadas em uma única imagem 3D. Apesar de ser mais usado em cinemas hoje em dia, pode vir a se tornar popular nas salas de estar nos próximos anos.
Óculos de obturador ativo
Se você tiver comprado uma TV 3D de algum dos principais fabricantes – como Sony, Panasonic, Samsung, etc. – ou tiver jogado um jogo 3D em um PC com o Nvidia 3D Vision Tech – você usou um óculos de obturador ativo. Eles na verdade bloqueiam a visão alternadamente em cada olho, sincronizados com a taxa de atualização da tela. Os óculos rapidamente escurecem cada lente enquanto a tela mostra alternadamente com um uma perspectiva ligeiramente diferente (isso é chamado de sequenciamento por frames alternados). É em sua essência basicamente o mesmo princípio de “mostre coisas diferentes para cada olho” levado a uma conclusão lógica absurda – literalmente bloquear a visão do olho indesejado. Sim, esses óculos complicados geralmente custam mais de U$100 e são mais pesados do que o mais ridículo de todos os óculos ridículos, mas eles são a melhor tecnologia 3D para casa nesse momento, e continuarão a ser pelos próximos anos.
Se você tiver comprado uma TV 3D de algum dos principais fabricantes – como Sony, Panasonic, Samsung, etc. – ou tiver jogado um jogo 3D em um PC com o Nvidia 3D Vision Tech – você usou um óculos de obturador ativo. Eles na verdade bloqueiam a visão alternadamente em cada olho, sincronizados com a taxa de atualização da tela. Os óculos rapidamente escurecem cada lente enquanto a tela mostra alternadamente com um uma perspectiva ligeiramente diferente (isso é chamado de sequenciamento por frames alternados). É em sua essência basicamente o mesmo princípio de “mostre coisas diferentes para cada olho” levado a uma conclusão lógica absurda – literalmente bloquear a visão do olho indesejado. Sim, esses óculos complicados geralmente custam mais de U$100 e são mais pesados do que o mais ridículo de todos os óculos ridículos, mas eles são a melhor tecnologia 3D para casa nesse momento, e continuarão a ser pelos próximos anos.
Efeito Pulfrich
O efeito Pulfrich é um bug no nosso cérebro onde o movimento lado-a-lado é interpretado como tendo alguma profundidade quando tem um pequeno atraso de sincronização entre seus olhos. Um par de óculos com lentes mais escuras de um lado pode fazer isso acontecer, então quando alguma coisa se move da esquerda para a direita, vai parecer que está se movendo para trás ou para frente – você sabe, em 3D. Ele foi usado no Super Bowl e no seriado Married with Children (Um amor de família), porque os óculos são muito baratos.
O efeito Pulfrich é um bug no nosso cérebro onde o movimento lado-a-lado é interpretado como tendo alguma profundidade quando tem um pequeno atraso de sincronização entre seus olhos. Um par de óculos com lentes mais escuras de um lado pode fazer isso acontecer, então quando alguma coisa se move da esquerda para a direita, vai parecer que está se movendo para trás ou para frente – você sabe, em 3D. Ele foi usado no Super Bowl e no seriado Married with Children (Um amor de família), porque os óculos são muito baratos.
ChromaDepth
ChromaDepht é provavelmente a tecnologia mais extravagante envolvendo óculos, usando micro-prismas (e, porque não, vermelho e azul de novo), e o que ele faz de fato é mudar ligeiramente a maneira com que cada olho percebe as cores, então cada um vê uma coisa diferente e BOOM, o 3D acontece. A maior limitação desta técnica é que se você mudar a cor de um objeto, você também mudará como a profundidade é percebida, porque está tudo baseado em cores. (Dê uma olhada no vídeo acima, feito em ChromaDepht, para entender melhor do que estamos falando.)
3D sem óculos
A barreira paralaxe é uma das maneiras mais populares de conseguir 3D sem óculos. É o que está por trás da magia 3D do Nintendo 3DS, junto com as antigas TVs 3D da Sharp (a Sharp está fazendo as telas 3D do 3DS e também de alguns smartphones) e a parte de trás da câmera 3D da Fuji. Ele na verdade tem um funcionamento que parece bastante com óculos polarizado, ele só muda o local onde a mágica acontece para a frente da TV. Ao invés de usar óculos para filtrar a imagem para cada olho, usa a barreira paralaxe localizada na frente da TV – pense nela como uma cerca muito fina, com furos estrategicamente posicionados para direcionar luzes diferentes para cada olho, e seu cérebro torna esses sinais misturados em uma imagem 3D. A parte ruim? Com uma barreira paralaxe normal, a tela fica permanentemente em 3D e você não tem um ângulo muito amplo de visão. O truque da Sharp para 3D em telas de LCD é um pouco mais extravagante – há uma segunda tela de LCD que cria a barreira paralaxe com uma grade de linhas polarizadas, o que é legal porque você pode ligar e desligar o 3D quando quiser.
Integral Imaging
Integral Imaging é na verdade uma forma de paralaxe. Você tem um montão de micro-imagens que você espiaatravés de um conjunto de lentes convexas esféricas, uma por micro-imagem. Todas as micro-imagens se juntam quando você olha para elas e formam uma imagem 3D.
Integral Imaging é na verdade uma forma de paralaxe. Você tem um montão de micro-imagens que você espiaatravés de um conjunto de lentes convexas esféricas, uma por micro-imagem. Todas as micro-imagens se juntam quando você olha para elas e formam uma imagem 3D.
Outra forma de paralaxe é a paralaxe de movimento contínuo. Aqui, O sistema da HoloVizio que troca pixels por voxels, que podem projetar múltiplos feixes de luz em várias direções simultaneamente.
Mas independente da tecnologia utilizada (ou dos óculos ridículos envolvidos), você acha que o 3D vai pegar aqui no Brasil? Acha que é a tecnologia do futuro ou uma grande farsa? Compartilhe sua opinião nos comentários.
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