Como já dito por Steve Jobs, o novo procedimento para bloquear ou desbloquear a rotação da tela do iPad com o novo iOS 4.2 será o seguinte:
- duplo clique em home para mostrar o dock dos aplicativos em multitasking;
- deslizar para a direita para mostrar algumas funções, entre as quais estará o bloqueio da rotação da tela;
- clicar no ícone de rotação da tela para bloquear ou desbloquear;
- home de novo para retornar ao aplicativo utilizado.
- deslizar para a direita para mostrar algumas funções, entre as quais estará o bloqueio da rotação da tela;
- clicar no ícone de rotação da tela para bloquear ou desbloquear;
- home de novo para retornar ao aplicativo utilizado.
Um procedimento muito mais longo e incômodo que o atual (simples acionamento de um interruptor lateral). A história poderia terminar por aqui não fosse o fato que nas atuais versões beta do iOS 4.2 o interruptor lateral não desativa todo áudio do iPad, mas serve somente para silenciar os toques telefônicos do aparelho.
A este ponto vocês devem se perguntar do que se trata, visto que o iPad notoriamente não pode ser usado como telefone, nem na versão 3G. Também nos fizemos a mesma pergunta e acabamos descobrindo algumas coisas interessantes.
Como podemos ver neste screen shot feito na primeira versão beta do firmware 4.2, acionando o interruptor lateral aparece o símbolo típico do sino com a barra, enquanto neste screen shot feito na terceira versão beta do iOS 4.2 o símbolo é de um auto-falante com a barra, o que deixa tudo muito confuso.
Em ambos os casos o áudio é reproduzido mesmo se o interruptor lateral for acionado, enquanto silenciam os sons dos aplicativos VOIP como Fring ou Skype. Para desativar completamente o áudio a única possibilidade é manter o botão do volume pressionado até o mínimo.
Provavelmente a Apple está tentando uniformizar o comportamento dos vários dispositivos dotados de iOS, para semplificar a gestão das atualizações do software e para não desorientar os usuários.
Ficamos na espera de testar a versão definitiva do iOS 4.2, anunciada para o início de novembro, para entender exatamente quais as funções e quais ícones serão usados no interruptor lateral do iPad.
De qualquer maneira não quer dizer que em uma futura versão do iOS não seja possível configurar as funções do interruptor como quisermos. No fundo esta pode ser também só mais uma das tantas meias-verdades do Sr. Jobs.
0 comentários: (+add yours?)
Enviar um comentário